Protege você na prestação de serviços profissionais
Em qualquer profissão, por mais que haja profunda experiência e qualificação, equívocos estão sujeitos a acontecerem. Diante dessa realidade, o seguro Erros e Omissões protege profissionais de danos e prejuízos decorrentes de ações ou omissões culposas.
Na ausência do seguro RC Profissional, caso venha a ocorrer um processo judicial, o indivíduo terá de abrir mão das suas próprias reservas, empréstimos ou até mesmo ao caixa da empresa. Todas as alternativas são arriscadas e podem ter consequências irreparáveis.
Se você exerce uma das profissões abaixo ou presta algum dos serviços que integram o escopo do seguro, conte com a proteção do seguro E&O
Quais as coberturas
As coberturas do seguro E&O variam entre as seguradoras e as classes profissionais. Entretanto, a maioria das coberturas básicas contempla:
- Lucros cessantes de terceiros por paralisação em suas atividades em decorrência de falha na prestação do serviço profissional;
- Custos de defesa com livre escolha de profissionais especializados;
- Prejuízos financeiros com cobertura para danos materiais, corporais e morais;
- Despesas de publicidade com intuito de recuperar a imagem do Segurado em função de uma reclamação;
- Subcontratados e/ou terceirizados: falha profissional cometida por seus subcontratados e/ou terceirizados;
- Violação involuntária de propriedade intelectual;
- Novas subsidiárias e/ou controladas: a inclusão na apólice de novas empresas controladas ou subsidiárias pertencentes ao mesmo grupo econômico é feita de forma automática;
- Associações, consórcios e joint ventures: a inclusão de cobertura na apólice de forma automática quando o segurado tiver que prestar seus serviços em conjunto com outras empresas por meio de associações consórcios e joint ventures.
- Quebra de sigilo profissional;
- Calúnia, injúria e difamação.
Empresas, como clínicas médicas, escritórios de engenharia ou de advocacia, por exemplo, têm a possibilidade de contratar coberturas complementares de gerenciamento de crise e de RC Empregador, que é voltado para administradores de empresas.
Exemplos de cobertura
Como foi dito, o seguro E&O cobre riscos de responsabilidade civil (RC) de profissionais no exercício da função. As seguradoras têm planos semelhantes para todas as classes profissionais, entretanto, algumas categorias têm coberturas específicas.
- Engenharia e Arquitetura: possui apólice para amparar obras com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) específicas; possibilidade de estender o prazo da apólice para cinco anos e, ainda, foco em empresas credenciadas pelo Crea.
- Médicos: os profissionais são alvo de reclamações de erros médicos na esfera judicial e nos conselhos Regional e Federal da categoria. Seguradoras cobrem desde as custas judiciais e pagamentos de indenizações até os custos com publicidade para o esclarecimento de fatos, pois a imagem do médico fica prejudicada após a reclamação judicial.
Público-alvo
- Advogados;
- Agências de turismo;
- Arquitetos e engenheiros;
- Certificação digital e inspeção veicular;
- Corretoras de imóveis;
- Miscellaneous (outras como exemplo consultorias e administradoras);
- Tecnologia;
- Médicos;
- Médicos veterinários;
- Enfermeiros;
- Cirurgiões-dentistas;
- Tabeliães;
- Contadores;
- Auditores;
- Fotógrafos (direito de imagem);
- Jornalistas (ações por danos morais).
Além disso, empresas que prestam serviços dessas categorias também podem contratar o seguro para seus profissionais.
Quais as principais prerrogativas
Assim como no seguro D&O (Directors and Officers Liability Insurance), específico para atender executivos, gerentes e gestores, o seguro E&O também possui algumas características especiais no que tange ao tempo de alcance da cobertura